Resumo das discussões ocorridas da VII Assembleia Nacional da REBRIP nos dias 3 e 4 de agosto de 2021

Nos dias 3 e 4 de agosto de 2021 foi realizada a VIII Assembleia Nacional da REBRIP - Rede Brasileira de Integração dos Povos.

 

A discussão foi aberta por Jocélio Drumonnd – Secretario Regional da ISP – Internacional de Serviços Públicos que recordou, aos participantes, o histórico da REBRIP e o papel que a rede desempenhou junto a seus parceiros e parceiras na luta contra os Tratados de Livre comércio, desde o enfrentamento ao ALCA e os processos de resistência diante das investidas neoliberais da OMC.

 

            Durante o Webinar “Acordos comerciais e a usurpação das soberanias nacionais”[1] que contou com a presença de Alberto Arroyo (México), Ana Romero Cano (Peru), Esteban Silva (Chile) e a moderação de Graciela Rodriguez (Brasil), foram abordadas as consequências dos acordos de livre comércio em diversos países latino-americanos, que promoveram a usurpação das riquezas naturais e os retrocessos nos direitos, a partir da redução da soberania e a capacidade dos governos de definir as políticas públicas de forma autônoma.  

 

            Nesses dois dias a assembleia debateu - a partir da conjuntura atual do Brasil- o texto base, preparado para facilitar a reunião e que ajudou a definir as diretrizes do acionar da REBRIP nos próximos dois anos. Assim, as discussões giraram em torno ao processo organizativo da REBRIP para criar novas formas de resistência diante dos embates constantes do governo, na sua atual pauta de assinatura de acordos de livre comércio, como o caso Mercosul-UE, Mercosul-EFTA, TLC Brasil-Chile ou até mesmo nas fortes investidas para fechar acordos com Canadá[2] e EUA[3], como também a agressiva estratégia que o Brasil vem tendo diante da OMC e sua postura subserviente aos EUA tentando garantir uma vaga como membro da OCDE.

 

Com a agenda das necessárias definições atualizada coletivamente, finalmente chegou o momento de aprovação da Moção que aqui[4] divulgamos, e que resume os principais lineamentos acordados nos debates.

 



[1]   Acordos comerciais e a usurpação da soberania nacional

     PT-BR: https://www.youtube.com/watch?v=Yma3pf7xxfM

 

     Acuerdos comerciales y la usurpación de la soberanía nacional

     ESP: https://www.youtube.com/watch?v=ppPUR_HdnXc

 

     Trade agreements and the usurpation of national sovereignty

     ING: https://www.youtube.com/watch?v=O4lHWRvUBOs